85% das casas são vendidas em menos de seis meses

Cerca de 85% das casas que foram colocadas à venda em 2017 demoraram menos de meio ano a serem vendidas, de acordo com as estimativas da Associação Portuguesa dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Os dados da APEMIP, citados pelo jornal Público, revelam ainda que 37,7% dos imóveis colocados no mercado no ano passado demoraram entre um e três meses a serem vendidos, e 46,7% demoraram entre quatro e seis meses. Apenas 4,44% das casas é que ficam no portefólio dos mediadores mais de um ano para serem vendidas, revela a associação.

Em declarações ao Público, Luís Lima, presidente da APEMIP, refere que o tempo médio de venda de um imóvel tem vindo a diminuir acentuadamente nos últimos anos. «Em 2014 e 2015, o tempo médio de venda era superior a dois anos. Actualmente, um terço dos imóveis demora entre um a três meses a ser vendido», nota o responsável.

No total, o investimento efectuado no sector imobiliário já ultrapassou os 70 mil milhões de euros desde 2014, um valor próximo do pedido de resgate financeiro que foi apresentado por Portugal à Troika.

Artigos relacionados
Comentários