Zona Euro integra união bancária

g20-s1A União Europeia (UE) vai dar início à integração do sistema bancário na Zona Euro, acordaram ontem os Estados-membros na Cimeira do G20, no México.

O anúncio foi feito através de uma declaração conjunta dos países da EU, que estabelece “a intenção de considerar passos concretos no sentido de uma arquitectura financeira mais integrada, que abranja a supervisão bancária, a recapitalização e os seguros de depósitos”.

Em Los Cabos, no México, a Europa esteve no centro da discussão da cimeira do G20, com particular atenção para as medidas de combate à crise financeira.

A declaração emitida garante ainda que os países da Zona Euro vão “tomar as medidas necessárias” para estabilizar o Euro e para “quebrar o ciclo” que tem agravado a situação nos países endividados.

Estados Unidos da América, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu manifestaram-se a favor da união bancária, de forma a aumentar a confiança na banca dos países intervencionados.

Na próxima semana, os Estados-membros encontram-se para dar começar a formular um enquadramento regulador e de partilha de riscos.

Artigos relacionados
Comentários