Vodafone vai comprar Cable & Wireless Worldwide

vodafone-hq-2ndA Vodafone vai reforçar a sua presença no Reino Unido com a aquisição da Cable & Wireless Worldwide (C&WW) por 1,04 mil milhões de libras (1,27 mil milhões de euros). A operadora móvel estende assim o seu mercado à área da fibra óptica e ganha clientes empresariais.

A Vodafone tornou-se a única interessada na compra depois de a operadora indiana Tata Communications não ter chegado a acordo sobre o preço e desistido, na passada sexta-feira.

A empresa de telecomunicações irá oferecer 38 pence por cada acção da C&WW, que valia 32 pence antes do fim-de-semana e subiu hoje para 37,2 pence – tendência positiva que vem sendo registada desde que a Vodafone manifestou interesse na aquisição, a 13 de Fevereiro.

O negócio permitirá à Vodafone operar junto de mais clientes empresariais, usufruindo da extensão do sistema de fibra para empresas da C&WW, o maior do Reino Unido.

“A aquisição da Cable & Wireless Worldwide cria um operador integrado líder no segmento empresarial do mercado de comunicações do Reino Unido e permite poupanças ao nível das nossas operações britânicas e internacionais”, explicou o CEO da Vodafone, Vittorio Colao. Ao ter uma rede de fibra própria, a empresa deixará de pagar taxas de acesso a estas infra-estruturas às suas concorrentes.

A C&WW chegou a valer 2,4 mil milhões de libras (2,94 mil milhões de euros), desde que foi separada da empresa-mãe, a Cable & Wireless. Mas o seu valor em bolsa caiu desde então e, em Novembro passado, a empresa suspendeu mesmo o pagamento de dividendos.

A Vodafone informou que investidores que detêm um total de 18,6% do seu capital já concordaram com a compra.

Artigos relacionados
Comentários