Vendas de smartphones deverão estagnar este ano

As vendas de smartphones deverão quase estagnar este ano face a 2015, de acordo com previsões da GfK. As vendas destes dispositivos móveis, a nível global, deverão crescer apenas 0,5%, com quebras em todas as geografias, excepto países emergentes, Médio Oriente e África e China.

As vendas totais, que ascenderam a 399 mil milhões de dólares (364 mil milhões de euros) no último ano, não deverão ir além dos 401 mil milhões de dólares (365 mil milhões de euros) durante este exercício fiscal. Em 2015, foram vendidos 1,3 mil milhões de smartphones, mais 6,4% do que em 2014. Este ano, as previsões da GfK apontam para 1,4 mil milhões de unidades vendidas.

Kevin Walsh, director de tendências e previsões da GfK, afirma que os «factores locais, em vez de tendências regionais e sectoriais, influenciam cada vez mais o desenvolvimento dos mercados». Em comunicado, acrescenta: «Tendências económicas divergentes, saturação de dispositivos, alterações sociais e até o desporto têm um impacto na procura e preços dos smartphones nos vários países.»

Artigos relacionados
Comentários