Valor de fusões e aquisições aumenta 220% em Portugal

No segundo trimestre deste ano, Portugal registou um total de 78 transacções entre fusões e aquisições, o equivalente a uma subida de 34% em relação a período igual de 2016. Destas, 33 revelaram o seu valor, atingindo os 1,63 mil milhões de euros.

Já no que diz respeito ao primeiro semestre, o mercado português foi palco de 172 operações, cujo valor alcançou os 11,33 mil milhões de euros. De acordo com o relatório do Transactional Track Record, elaborado em parceria com a Intralinks, trata-se de um crescimento de 220% face ao período homólogo do ano passado.

Imobiliário (30 transacções), Financeiro e Seguros (19), Tecnologia (17) e Saúde, Higiene e Estética (14) foram os sectores mais activos nos primeiros seis meses do ano. Destaque para o de Financeiro e Seguros e o de Saúde, Higiene e Estética, com aumentos de 73 e 40%, respectivamente.

No que diz respeito a operações inbound (levadas a cabo por empresas estrangeiras), registaram-se 55 aquisições, no primeiro semestre. Espanha foi o país que mais negócios realizou com Portugal (18), ao passo que o Luxemburgo foi o que mais investiu (1,12 mil milhões de euros).

As operações outbound (empresas portuguesas que compram negócios estrangeiros) ascenderam a seis, com a aquisição de quatro empresas em Espanha, uma na Grécia e outra no Reino Unido.

Em termos de private equity, o TTR contabilizou 22 operações no valor de 2,71 mil milhões de euros, num crescimento de 159%. Na primeira metade de 2017 houve ainda 17 operações de venture capital no valor de 22,09 milhões de euros.

Artigos relacionados
Comentários