Valor da Nintendo subiu 6,8 mil milhões em dois dias

Não foram precisas mais de 48 horas para perceber o impacto que o novo jogo da Nintendo causou na empresa. As acções da companhia japonesa subiram esta manhã fazendo com que a avaliação da Nintendo ganhasse mais 7,5 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros), de acordo com a Reuters. Já o The Wall Street Journal apresenta valores ainda mais elevados: o lançamento do Pokémon Go terá contribuído com mais de 9 mil milhões de dólares (8,2 mil milhões de euros) para o valor de mercado total da Nintendo, que deverá ascender a 30 mil milhões de dólares (27 mil milhões de euros).

O Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada que, apesar de estar disponível apenas para alguns utilizadores de smartphone dos Estados Unidos da América, Austrália e Nova Zelândia, já conquistou o mundo. Já gerou até cópias não oficiais para que jogadores de outros países, incluindo Portugal, possam participar. Com o jogo, qualquer pessoa pode transformar-se num treinador de pokémons e capturar estas criaturas nos locais mais improváveis. Basta ligar o GPS e a câmara do telemóvel e passear pelas ruas para encontrar um pokémon no supermercado, no trabalho ou a voar no céu.

Dados da SimilarWeb, citados pela Reuters, indicam que em apenas dois dias o Pokémon Go já está instalado em mais smartphones do que a aplicação Tinder e que o número de utilizadores diários activos está lado a lado com o Twitter. A média de jogo por dia vai nos 43 minutos, mais do que os utilizadores gastam no Instagram ou no WhatsApp.

O jogo foi criado pela Niantic, um sping-off da Goofle, e pela Pokemon Company, detida parcialmente pela Nintendo.

Artigos relacionados
Comentários