Uma referência no mercado

A marca Dom Pedro Hotels tem uma forte notoriedade no mercado brasileiro. Embora tenha inaugurado o Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf há sete anos, a presença no Brasil já conta com 20 anos, através de acções regulares na comunicação junto dos canais de distribuição e do público final.

«A estratégia de nos associarmos aos principais eventos de origem brasileira que acontecem em Portugal tem dado excelentes resultados. Devido à notoriedade do hotel de Lisboa, o Dom Pedro Laguna quando abriu já sentiu que a marca era conhecida no Brasil e ao mesmo tempo começou a desenvolver a sua estratégia de comunicação própria, tendo hoje um excelente nível de notoriedade nos principais mercados emissores Brasileiros», garante Pedro Ribeiro, director Comercial e de Marketing do Dom Pedro Hotels Portugal e Brasil, grupo que tem 48 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de hotéis.

E a relação não se esgota aqui. Este é também um mercado de captação de potenciais clientes para as unidades portuguesas. «O mercado Brasileiro tem vindo a crescer quanto ao destino Portugal, prevendo-se para este ano chegar-se a um milhão de turistas. No nosso caso, temos desde há 10 anos, o mercado Brasileiro como número um no Dom Pedro Lisboa com um “share” a variar entre os 20 e os 25% das dormidas», dá conta Pedro Ribeiro. Logo a seguir, os mercados predominantes são o Português e o Argentino. Uma relação que Pedro Ribeiro define de «muito positiva. Em Lisboa continuamos a crescer no mercado Brasileiro. Apesar de ser o nosso primeiro mercado em 2018, devemos atingir um crescimento de 7% neste mercado».

Prova do posicionamento de diferenciação e qualidade são os reconhecimentos consecutivos ao Dom Pedro Laguna, nos World Travel Awards. Ao longo de quatro anos conquistou o título de “melhor resort de praia da América do Sul” e pela terceira vez o de “melhor resort do Brasil”. Conquistas que Pedro Ribeiro acredita deverem-se «à qualidade do produto, ao seu carácter único e inovador e à qualidade das equipas de operação».

E a promoção da única unidade no Brasil tem sido feita essencialmente junto aos canais de distribuição Brasileiros «pelo que temos estado presentes nos principais eventos de Turismo no Brasil. Temos trabalhado igualmente com revistas de social e generalistas para conseguirmos que a imagem do hotel chegue ao consumidor final. Temos colaborado com bastantes estrelas da televisão Brasileira para que fiquem alojadas no hotel e assim o divulguem. Para além destas acções, mantemos uma assessoria de imprensa em São Paulo de forma a comunicar regularmente o hotel bem como uma forte presença de equipa de vendas neste Estado. Em Setembro, o Dom Pedro Laguna organiza ainda a festa de inauguração da principal feira de turismo do Brasil, a ABAV Expo», detalha.

O segmento de Golfe é outro factor importante para o grupo Dom Pedro. «Já o era para a ocupação dos hotéis e com a aquisição dos campos de golfe de Vilamoura passou a ser ainda mais importante. O mercado Brasileiro tem obviamente uma importância significativa na ocupação do campo do Aquiraz Riviera quer na organização de torneios quer nos clientes de outros estados que individualmente vêm jogar ao Ceará. Quanto ao Algarve nota-se um crescente interesse pelos jogadores Brasileiros em virem conhecer Vilamoura», dá-nos conta o director Comercial e de Marketing do Dom Pedro Hotels. O Algarve tem sido um sucesso no mercado Brasileiro, sendo o destino “da moda” em 2018 no Brasil. «Há quatro anos que temos vindo a promover activamente o Algarve no Brasil e começamos a ver os resultados destas acções», acrescenta Pedro Ribeiro. Para quem 2018 está a ser um ano de consolidação das receitas do grupo Dom Pedro. Em específico, para o Dom Pedro Laguna a expectativa é a de continuar a crescer em ocupação e nas receitas de forma transversal nos vários segmentos. «Na primeira vertente a importância é até alta demais pois cerca de 80% dos clientes são Brasileiros quando seria desejado que os mercados internacionais aumentassem. Esperamos que com o aumento das ligações aéreas internacionais tal venha a acontecer no curto prazo», remata.

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