UE investiga práticas da AB InBev

A União Europeia suspeita de que a AB InBev esteja a bloquear ilegalmente a importação mais barata das suas próprias marcas de cerveja para o mercado belga. Neste sentido, a autoridade da concorrência vai avançar com uma investigação para perceber se a produtora belga está, de facto, a incorrer em práticas ilegais.

«A AB InBev poderá estar a seguir deliberadamente uma estratégia cujo objectivo é restringir o chamado comércio paralelo da sua cerveja de países mais baratos, como a Holanda e França, para o mercado mais caro da Bélgica», refere a entidade em comunicado citado pela Reuters.

Segundo a autoridade da concorrência da União Europeia, a AB InBev estará a mudar os rótulos e embalagens das suas cervejas para dificultar a venda dos produtos. A investigação irá incidir sobre esse aspecto e também sobre a possibilidade da cervejeira estar a restringir o aceso de retalhistas não-belgas ao rebate dos produtos.

Caso as acusações se provem verdadeiras, a AB InBev poderá ter de pagar uma multa no valor de até 10% da sua receita global.

Artigos relacionados
Comentários