UE aplica multa de 4,3 mil milhões à Google

O sistema operativo Android está na base de um processo que levou a União Europeia (UE) a multar a Google em 4,3 mil milhões de euros. De acordo com a Comissão Europeia, a tecnológica norte-americana terá abusado da sua posição dominante no mundo dos sistemas móveis.

De acordo com o Financial Times, trata-se de um valor recorde para uma multa imposta pela comunidade. Fontes citadas pela mesma publicação indicam que esta é a consequência mais pesada desde que a guerra entre as duas partes começou há já oito anos.

No ano passado, já tinha sido aplicada uma multa no valor de 2,4 mil milhões de euros. Neste caso, a justificação prendia-se com o potencial favorecimento do seu próprio motor de busca face aos restantes.

Entretanto, Sundar Pichai já reagiu à decisão da comissão. O CEO da Google garante que o sistema Android oferece mais escolhas aos consumidores, e não menos, uma vez que serve de ponto de partida para vários fabricantes de smartphones – a Apple, principal concorrente, não abre essa possibilidade relativamente ao seu sistema iOS, por exemplo.

O responsável garante também que irão recorrer da decisão: «A inovação rápida, escolha alargada e queda dos preços são sinais clássicos de uma concorrência robusta sendo que o Android permitiu todos eles. A decisão de hoje rejeita o modelo de negócio que o suporta. O Android criou mais escolhas para todos, não menos. Tencionamos recorrer.»

Artigos relacionados
Comentários