Uber junta-se à NASA na gestão do tráfego aéreo

A Uber e a NASA anunciaram, esta manhã, o estabelecimento de um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de novos conceitos de gestão de tráfego aéreo não tripulado em espaço urbano. No palco do Web Summit, a Uber contou que irá participar no Projecto UTM da NASA, através do qual poderá dar início a voos de demonstração do uberAIR já em 2020.

Recorde-se que o uberAIR é um sistema construído pela Uber tendo em vista a disponibilização de um serviço de mobilidade aéreo – uma espécie de táxi voador e autónomo que opera como um elevador, no sentido em que a descolagem e o desembarque são verticais.

Los Angeles será a próxima cidade a receber o uberAIR. Aqui, o objectivo será testar aeronaves eléctricas com uma capacidade máxima de quatro passageiros.

«Este acordo espacial abre o caminho para que a Uber colabore com a NASA no desenvolvimento da próxima geração de tecnologia de gestão de espaço aéreo», comenta Jeff Holden, Chief Product Officer da Uber.

O responsável acrescenta que o uberAIR «operará muitos mais voos numa base diária nas cidades do que alguma vez foi feito» e que«fazê-lo de forma segura e eficiente exigirá uma mudança profunda nas tecnologias de gestão de espaço aéreo».

Artigos relacionados
Comentários