Teixeira dos Santos: Europa precisa de Eurobonds

teixeira-dos-santos-01O antigo ministro das Finanças apontou que as Eurobons são o meio para aliviar a pressão dos mercados sobre as economias europeias, que “vai derrubando todos, um a um”, estando agora “a Espanha na berlinda, a Itália e outros virão a seguir”.

Teixeira dos Santos discursou na conferência “A crise económica e financeira ocidental: estratégia de resposta da União Europeia”, promovida pela Instituto da Defesa Nacional.

A crise “tem a ver com as assimetrias muito significativas” entre as economias da zona Euro, referiu Teixeira dos Santos, resultado, entre outros motivos, das diferentes taxas de competitividade e produtividade.

Os países mais ricos exigem que o risco de falência de um Estado-membro esteja “devidamente controlado e monitorizado, porque senão não vão passar um cheque em branco”.

“É preciso dar o mínimo de garantia” quanto à governação económica, “para que os países ricos possam sentir conforto suficiente para partilhar o risco com os países endividados”, explicou.

Teixeira dos Santos aponta “abertura política” próxima para firmar as tão discutidas Eurobonds e diz que a União Europeia carece de “instrumentos regulares” de financiamento das dívidas soberanas.

“A crise colocou-nos novamente perante o desafio da convergência entre as economias do Euro”, um cenário que mostrou ser preciso uma governação económica da Zona Euro que vá além da disciplina orçamental, referiu.

“Precisamos também de uma política de estímulo ao crescimento na Europa e de uma atitude proactiva e concertada”, para o que é necessário “um grande empenhamento político”.

Artigos relacionados
Comentários