Symington apoia robô que monitoriza vinhas

A Symington é a única parceira portuguesa do projecto VineScout, cuja missão é desenvolver um robô capaz de monitorizar vinhas. Actualmente, o robô já não é apenas uma ideia e tem passado os seus dias em ensaios de campo na região do Douro.

O equipamento desenvolvido recorre a propulsão eléctrica e a energia solar para percorrer de forma autónoma as vinhas de determinado terreno. A intenção é “garantir melhorias na vitivinicultura no Douro e outras regiões da Europa”, segundo é explicado em comunicado, através da medição de parâmetros como disponibilidade de água e vigor das videiras.

De acordo com a Symington, o Douro tem sido uma região marcada pelos métodos históricos de lavoura e vitivinicultura. Porém, “com os desafios sociais, económicos e ambientais, tem sido importante pensar novas formas de tornar as práticas mais sustentáveis, de forma a antecipar e garantir o futuro do sector”.

O projecto VineScout teve início em Dezembro do ano passado, sendo financiado pelo Horizonte 2020. Além da Symington também a Universidade de Valencia, Universidade de La Rioja, Wall-YE Robots & Software e Sundance Multiprocessor Technologies integram a iniciativa, orçada em mais de dois milhões de euros – deste valor, a União Europeia assegura cerca de 1,7 milhões de euros.

Artigos relacionados
Comentários