Start-up promove empregabilidade

start-up-promovejosecc81-quezada-1Uma empresa feita a pensar nos desempregados, recém-licenciados e profissionais à procura de uma mudança profissional – é esta a proposta da CV-DNA, start-up que chega agora ao mercado português.

Criada pelos empreendedores José Quezada e Vicente Caldeira Pires, a nova empresa afirma-se como um dos poucos projectos de Recursos Humanos inteiramente focados nos candidatos e não na entidade que recruta. Assim, a CV-DNA especializou-se na certificação de currículos, para ajudar os portugueses «a conquistar mais e melhores empregos» no País e no estrangeiro, anuncia em comunicado. A taxa de desemprego em Portugal atingiu a marca dos 17,7%, no primeiro trimestre de 2013, segundo dados do INE.

O serviço da start-up responde a necessidades dos processos de recrutamento baseados no CV e permite aos candidatos responder a ofertas de emprego com um currículo certificado, apresentando um selo de autenticidade conferido por uma entidade externa e independente que recorre a uma metodologia reconhecida. A CV-DNA refere como vantagem do serviço a manifestação de proactividade e iniciativa dos candidatos que procuraram esta mais-valia para o seu currículo.

A ideia para a empresa, conta José Quezada, surgiu quando vários amigos lhe pediram ajuda para elaborar o seu CV. «Apercebi-me que existem poucos serviços em Portugal 100% focados no apoio aos candidatos», refere, explicando que «a maioria das empresas de RH está vocacionada para prestar serviços às entidades empregadoras e não a quem procura emprego».

«É muito comum ouvirmos os recrutadores queixarem-se da fraca qualidade dos CV que recebem e da pouca confiança que têm na informação», acrescenta o director-geral.

A oferta da CV-DNA é ímpar no mercado, assegura a start-up, incluindo o apoio à redacção do currículo, a certificação da informação, um relatório de Perfil Comportamental e o acompanhamento do candidato no processo de recrutamento. A metodologia traz ao candidato maior segurança, melhora a auto-estima e reforça o auto-conhecimento, refere a empresa.

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