SOFTWARE “BOLOGNA FOR STUDENTS” É 100% PORTUGUÊS

main1Os estudantes universitários podem agora contar com o primeiro software, totalmente gratuito, que os ajuda a gerir a sua aprendizagem e a responder às exigências da implementação do Processo de Bolonha nas universidades portuguesas.

 Desenvolvida pela Innovation Point (start-up tecnológica 100% portuguesa) com o apoio de docentes universitários que acompanharam de perto a implementação do Processo de Bolonha em Portugal, a “Bologna for Students” visa constituir uma solução simples e directa para as necessidades de cada estudante.

 

“Os estudantes universitários exigem produtos simples, fáceis de utilizar e que respondam às suas necessidades de forma altamente personalizada”, sustenta João Matos, Administrador da Innovation Point.

 

Com a “Bologna for Students”, é possível, num só local, guardar e organizar contactos, planear as tarefas a concretizar, gerir o plano de estudos do curso frequentado e, entre outros, ir completando e melhorando o curriculum vitae à medida que o conhecimento e a experiência pessoais aumentam.

 

A aplicação pretende também introduzir na comunidade escolar o conceito de “gestão da aprendizagem”, pois permite, de forma automática e transparente, contabilizar o esforço despendido em cada disciplina, o qual poderá ser relacionado com a avaliação final do estudante.

 

Paralelamente, quem utilizar a “Bologna for Students”, pode categorizar o que regista em vários “Tópicos”, que depois lhe permitem encontrar a informação previamente registada de forma mais rápida e simples (compromissos, documentos, tarefas, actividades, contactos ou referências bibliográficas).

 

“Este software inclui um conjunto de ferramentas de gestão de produtividade que vêm ajudar o estudante a enfrentar novos desafios, nomeadamente a manutenção de um adequado nível de organização e controlo da sua actividade académica e a gestão do seu plano de estudos ao longo do curso”, resume o responsável.

 

O novo braço direito dos estudantes, que a partir de Outubro estará disponível também em francês, implicou um investimento de 100 mil euros e é financiado através de publicidade inserida no software.

 

Os anunciantes podem colocar o seu logótipo, ou outra imagem, contendo um link para o respectivo website, na janela principal de todas as cópias descarregadas pelos utilizadores.

 

O download, totalmente gratuito, pode ser efectuado em bologna4s.eu/download.aspx.

 

Para além da “Bologna for Students”, a Innovation Point criou recentemente uma plataforma web (www.lappiz.com) também gratuita, dirigida aos estudantes do Ensino Superior, que pretende aproximar os jovens e dinamizar a partilha de conteúdos académicos.

 

Além da possibilidade de partilha de notas de estudo, exercícios, relatórios ou exames, o “Lappiz” conta com a integração de ferramentas como o Facebook, Flickr, Wikipédia e Google Maps.

 

 

Artigos relacionados
Comentários