SAP: «Não somos só tecnologia»

A SAP Portugal celebra 25 anos de mercado nacional. Nasceu com o desenvolvimento do primeiro ERP (Enterprise Resource Planning) e, nos últimos 10 anos, reinventou-se para adequar a oferta às necessidades das empresas de hoje.

«Estamos a viver um momento fantástico de execução. É um orgulho dirigir uma empresa que assume a inovação no seu ADN e cujas soluções servem de motor para a evolução dos clientes em Portugal e no mundo», começa por contar o CEO da SAP Portugal, satisfeito pelo caminho já traçado. De facto, Luís Urmal Carrasqueira acompanhou a empresa em duas fases distintas. Ingressou em 1996, como consultor de Recursos Humanos, tendo saído em 2008 como director de Vendas da área de SMB, uma fase que considera «de explosão» da tecnologia. Regressou à SAP em 2015 como director de Vendas, tendo assumido há ano e meio a direcção da operação no nosso País, num momento que considera como «uma nova era».

A verdade é que já pode dizer que entre os clientes da SAP estão incluídas 93 das 100 maiores organizações portuguesas, 17 empresas do PSI-20, 70% do segmento das PMEs. Falamos, por exemplo, de empresas como a Efacec, Altice, Gelpeixe, José de Mello Saúde, REN, Nors, Grupo Pestana ou Logoplaste.

 

Presente

«Percebemos de negócio, não somos só tecnologia. Temos soluções de negócio para 25 indústrias», esclarece Luís Urmal Carrasqueira. A SAP Portugal tem acompanhado as organizações portuguesas na sua modernização e internacionalização e está actualmente a impulsionar a transformação digital.

Uma das grandes apostas da SAP em Portugal é a cooperação estratégica com universidades e institutos politécnicos através do seu programa SAP Next – GEN. Tendo já criado três Laboratórios SAP Next- Gen com a Universidade Nova, o Instituto Politécnico de Tomar e a Universidade do Minho, no sentido de criar competências e responder às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

De referir ainda que a SAP Portugal passou de três colaboradores no momento da abertura para 420, à data de hoje. Uma evolução que tem acompanhado a corporação mundial.

Outro dos pontos altos deste caminho foi a inauguração em 2012 do Centro Internacional de Serviços. Esta estrutura cria emprego qualificado em Portugal e dedica-se à exportação de serviços geradores de valor para os clientes da SAP na Europa, Médio Oriente e África.

 

Futuro

«Preocupa-nos aportar valor aos clientes», diz Luís Urmal Carrasqueira, assegurando assim que vai manter a total orientação da empresa para o cliente. «Sabemos que a velocidade não vai abrandar. Queremos um crescimento sustentado e ajudar a economia portuguesa a crescer a nível internacional», esclarece ainda o CEO.

Como estratégia e abordagem ao mercado nacional, a SAP vai concentrar-se nas seguintes áreas: empresas inteligentes, customer experience e inovação.

As tecnologias de machine learning, IoT e analítica avançada da SAP ajudam as empresas a transformarem-se em “empresas inteligentes”. A SAP garante colocar uma empresa real em contexto de negócio em tempo real, prevendo o futuro e, inclusivamente, ajudando a pensar em novas práticas.

As áreas de Cloud e a solução Customer Experience pretendem ajudar as empresas a proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. Duas áreas que tencionam modernizar o enfoque das tradicionais soluções.

Outra das grandes apostas da empresa passa pela co-inovação com os clientes. «Este sim é o desafio dos próximos anos [a inovação]. Somos um parceiro de negócios e não um fornecedor de soluções», lembra.

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