Fórum Get Together: o colaborador como impulsionador

observatorio3Para o 7º Get Together promovido pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI), o tema escolhido foi ´responsabilidade social interna: o colaborador como impulsionador´. O encontro contou com a apresentação de case studies da IKEA, Vodafone e Câmara Municipal de Loures e com a moderação de Conceição Zagalo, presidente do GRACE. Esta foi uma edição especial, tendo sido apresentado o projecto ´rede social 5 cêntimos´, da ONG Forever Kids, e entregue a caixa de doações com o valor recolhido durante o evento. O OCI foi fundado pelo Grupo Inforpress, em parceria com a Universidade Católica e a revista Executive Digest.

“É fundamental que as empresas encarem a responsabilidade social corporativa como estratégia de negócio, quer seja para fora como para dentro da companhia. Os números mais recentes demonstram que cada vez se aposta mais em projectos de sustentabilidade, tendo sido investidos 65ME, em 2008, sendo que 78% das empresas já contam com projectos próprios,” partilhou Conceição Zagalo, presidente do GRACE.

Tendo por base o lema “criar um dia a dia melhor para a maioria das pessoas” a IKEA tem vindo a desenvolver projectos de RSE desde a sua criação. O case study apresentado foi de um projecto de remodelação da residência médica, sala das crianças, sala e corredor de espera do Hospital D. Estafânia. “A sustentabilidade está em tudo o que fazemos na IKEA, por isso todos os anos investimos em projectos em diferentes áreas, mas que tenham sempre um carácter de continuidade. Procuramos sempre envolver os colaboradores em tudo o que fazemos, e temos provas dadas de que não existe melhor canal de comunicação e motivação do que o que este envolvimento proporciona,” conta Mafalda Gonçalves, responsável de Comunicação Interna da IKEA.

Para fazer face aos projectos nesta área a Vodafone dispõe de vários canais: a própria direcção de Responsabilidade Social para os projectos mais societários e/ou ligados ao negócio, para os projectos externos com componente tecnológica mas não directamente ligados ao seu negócio a Vodafone criou uma Fundação, enquanto que para as acções internas com envolvimento não só do público interno mas também das suas família, existe o Clube Vodafone. “Queremos que a Vodafone seja uma das empresas mais admiradas quer pelos colaboradores como pela população em geral. As acções de responsabilidade social só fazem sentido para a empresa se houver um envolvimento do nosso público interno e é neste sentido que definimos o que queremos fazer,” afirmou José Alexandre Coelho, Responsável de Comunicação Institucional e Responsabilidade Social da Vodafone.

Com o objectivo de partilhar o que de melhor se faz no sector público o OCI convidou a Câmara Municipal de Loures que falou no portal de RSE, único no país, onde estão espelhados todos as iniciativas que a Câmara realiza nesta área. “A Responsabilidade Social não deve ser uma preocupação apenas das empresas privadas, o sector público tem de ter um papel bastante activo nesta área,” comentou José Ramanho, Assessor Camara Municipal de Loures.

Em termos de conclusão, Conceição Zagalo convidou Luis Figueiredo, presidente da Forever Kids para receber os donativos angariados juntos dos participantes. A Forever Kids nasceu em Janeiro de 2010 como consequência do sismo que devastou o Haiti. Trata-se de uma organização não-governamental, com o objectivo de promover a defesa dos direitos consagrados das crianças. Iniciou-se com uma campanha de recolha de materiais (escolares, medicamentos, alimentos, roupas) na grande Lisboa, que foram entregas às Irmãs Salesianas de Port-au-Prince, para apoio às crianças que ficaram órfãs. No momento encontra-se com quatro projectos em curso: campanha para a construção de uma escola para as crianças do Haiti; Rede Social 5cent.org para angariação de fundos para a construção de uma MEGA-ALDEIA para idosos, com capacidade de albergar 10 mil idosos.

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