Renault reforça gama Mégane com novo motor a gasolina
A Renault acaba de reforçar a presença da gama Mégane no mercado nacional, através de uma nova motorização a gasolina, com potências entre os 115 e os 160 cavalos.
Sempre a par do que se vai passando no mercado, mas também das ideias que vamos conhecendo dos mais variados governantes, a Renault teve quase sempre uma resposta pronta com uma solução para cada dificuldade que vamos conhecendo. Só nos últimos meses, conhecemos um Kadjar com uma configuração exclusiva para o nosso mercado, assistimos à chegada de um novo formato de carroçaria para a gama Mégane e agora, numa altura em que se aponta o dedo aos motores diesel como se fossem estes os principais alvos a abater e haja mesmo quem afirme que daqui a uns anos poderão ter um valor comercial muito mais reduzido, chega o momento perfeito da marca francesa nos apresentar a sua nova gama de motorizações… a gasolina.
Com a designação TCe que já conhecemos de outros modelos, chega ao mercado a nova motorização desenvolvida em conjunto com as outras marcas da Aliança, mas também com a Daimler. E sim, se já estiver a pensar nisso, podemos desde já dizer-lhe que este é o mesmo motor a gasolina que já conhecemos, por exemplo, no Mercedes-Benz Classe A.
Trata-se de um bloco de 1,3 litros, sobrealimentado, que pode ter diversos patamares de potência. Conta com uma tecnologia de revestimento dos cilindros estreada com o Nissan GT-R e consegue reduzir o atrito ao mesmo tempo que beneficia a sua gestão térmica. A injeção de combustível chega agora aos 250 bar o que, em conjunto com o posicionamento vertical do injetor e com o próprio desenho da camara de combustão, faz com que a mistura seja mais uniforme e consiga assim contribuir para uma melhoria no desempenho do motor, beneficiando as médias de consumo e emissões. O mesmo acontece com o controlo eletrónico de abertura e fecho das válvulas, que consegue melhorar o desempenho deste bloco numa ampla faixa de regimes.
Para o Renault Mégane, a versão base será a de 115 cavalos, destinada a clientes específicos e que apenas está disponível com o nível de equipamento base e com caixa manual. Mas as versões em que a marca francesa mais vai apostar é nas de 140 e 160 cavalos, que podem ser disponibilizadas com uma caixa manual de seis relações, ou com a automática EDC de dupla embraiagem e sete velocidades. No caso da versão mais potente, o Mégane de cinco portas consegue oferecer médias de consumo em torno dos seis litros de combustível, já segundo a norma WLTP, mas também consegue que este modelo possa alcançar os 212 km/h de velocidade máxima.
A nova motorização de 1,3 litros já se encontra disponível nos concessionários da marca com os três formatos de carroçaria da gama Mégane e os preços começam nos 24.255 euros no caso da berlina, nos 24.275 euros, se preferir o Grand Coupé ou nos 25.170 euros se optar pela mais familiar Sport Tourer. Tal como já acontece com outras motorizações, a maior aposta está na versão de visual mais desportivo GT Line ou na Bose Edition, equipada com um fabuloso sistema de som da marca americana.