PT e Oi anunciam fusão

ng1385929_435x200A Portugal Telecom e a brasileira Oi anunciaram a fusão, em resultado da aliança industrial estabelecida já em 2010. Zeinal Bava, que havia deixado a presidência executiva da PT em Junho, será o CEO da nova empresa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), informa-se que «a Portugal Telecom, SGPS e a Oi S.A. (“Oi”), a AG Telecom Participações S.A. e respetivas holdings assinaram a esta data um acordo de intenções (“Memorando de Entendimentos”), o qual define os princípios essenciais para uma proposta de fusão entre a PT, a Oi e as Holdings da Oi (tal como definido abaixo) com vista a constituírem uma única e integrada sociedade cotada brasileira (“CorpCo”)».

O documento especifica que a decisão «é uma consequência natural da aliança industrial entre a Portugal Telecom e a Oi estabelecida em 2010, criando um operador de telecomunicações líder gerido por Zeinal Bava como CEO». A CorpCo irá abranger um universo de 260 milhões de habitantes e cerca de 100 milhões de clientes. O comunicado estabelece ainda que a «a combinação dos dois grupos pretende alcançar significativas economias de escala, maximizar sinergias operacionais e criar valor para seus accionistas, clientes e colaboradores».

Como parte da transação, a Oi propõe um aumento de capital em dinheiro com um valor mínimo de sete mil milhões de reais (2,3 mil milhões de euros) e com um objectivo de oito mil milhões de reais (2,7 mil milhões de euros). A operação tem «a finalidade de melhorar a flexibilidade do balanço da CorpCo. Os acionistas da Telemar Participações S.A. (“Tpart”) e de um veículo de investimento gerido pelo Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), subscreverão aproximadamente 2,0 mil milhões de reais (0,7 mil milhões de euros) do aumento de capital em dinheiro».

A operação está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Artigos relacionados
Comentários