PSA Peugeot Citroën quer acabar com dependência europeia

Depois de mais de duas décadas sem operar no mercado norte-americano, a PSA Peugeot Citroën prepara-se para entrar novamente nos Estados Unidos da América, ainda que apenas com uma das suas marcas. Porquê? Carlos Tavares, CEO do grupo, acredita que têm estado demasiado dependentes da Europa e que não é saudável ficar preso a uma só região.

Para assegurar este objectivo, a PSA Peugeot Citroën apresentou uma estratégia a seis anos que passa por expandir o grupo francês a nível global, incrementando o lucro e as margens. Entre as acções planeadas está uma parceria na Índia para produção local e o desenvolvimento de novos modelos na América Latina. A promessa é «um novo automóvel em cada região, em cada marca, a cada ano».

Citado pelo Financial Times, Carlos Tavares afirma ainda: «Precisamos de expandir para proteger a empresa de qualquer crise regional. A companhia quase pagou com a vida por estar demasiado dependente da Europa.»

Da estratégia para os próximos anos também faz parte a aposta na tecnologia. A PSA Peugeot Citroën prevê apresentar o seu primeiro veículo eléctrico em 2019 e um modelo autónomo até ao final de 2021. O grupo vai também lançar um fundo de investimento de 100 milhões de euros dedicado a startups de serviços de ride-sharing (semelhantes à Uber).

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