Procura por viagens de avião poderá «desacelerar»

A procura a nível mundial por viagens de avião poderá desacelerar em breve. Quem o diz é Tony Tyler, director-geral da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), referindo-se a uma «desaceleração» no sector. O responsável, que abandona o cargo já no próximo mês, aconselha a uma visão mais cautelosa relativamente ao tráfego de passageiros que, em Abril, cresceu apenas 4,6% face ao período homólogo anterior. Trata-se do ritmo mais lento desde Janeiro de 2015.

Tony Tyler, citado pelo Financial Times, explica ainda que a redução do tráfego pode estar relacionada, até certo ponto, com os ataques terroristas ao aeroporto de Bruxelas em Março. No entanto, a raiz do problema não se esgota neste acontecimento. Excluindo os ataques, a previsão para o crescimento mantinha-se na ordem dos 5% para Abril.

«A procura continua a crescer, mas poderemos ter de reduzir uma mudança», resume o ainda director-geral da IATA. Quanto aos resultados do primeiro trimestre, o tráfego de passageiros registou uma subida de 6,4% – abaixo dos 6,9% previstos pela IATA.

Artigos relacionados
Comentários