Portugueses interessados em carros eléctricos

carros-electricosOs portugueses estão entre os europeus com mais interesse nos veículos eléctricos, revela o Observador Cetelem 2012. Dos interessados, 70% pondera mesmo comprar o automóvel eléctrico, mais económico e ecológico.

Portugal está acima da média europeia (71%) na contagem dos interessados no veículo eléctrico, com 82% dos inquiridos a manifestar interesse, números próximos dos resultados russos e turcos. No entanto, no Reino Unido, Espanha e França são mais os que não ponderam a aquisição de veículos eléctricos.

O factor de novidade é a principal motivação do interesse dos condutores, ainda que já estejam a ser experimentados pelos consumidores os primeiros veículos deste género.

No cenário de crise, os europeus valorizam também as vantagens económicas destes automóveis, que permitem um ganho de 53% em relação aos automóveis movidos a combustíveis fósseis.

Mas, aponta o estudo, metade dos europeus não está disposta a fazer um investimento muito superior ao de um carro convencional. E, dos que se mostram disponíveis, 30% é a margem de diferença que aceitariam pagar por um carro eléctrico, o que está abaixo dos preços anunciados.

Em termos ecológicos, estes meios de transporte permitem um ganho de 70%. A maioria dos consumidores na Europa reconhece que é a melhor solução para o ambiente.

“O nosso estudo demonstra que os europeus estão prontos para esta revolução no mercado automóvel”, aponta o responsável pelo Observador Cetelem em Portugal, Diogo Basílio. No entanto, “este sucesso potencial só ocorrerá quando houver uma aposta concreta nesta excepcional oportunidade no campo da mobilidade”.

O Observador Cetelem inquiriu 6 000 europeus, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Turquia, em Setembro de 2011.

Artigos relacionados
Comentários