Portugal Ventures alarga investimento a não tecnológicas
Call for Tourism é o nome da iniciativa da Portugal Ventures que marca a expansão do seu raio de investimento a startups que não actuem na área tecnológica. A partir de 3 de Outubro – e até 20 de Dezembro –, o fundo de capital de risco estará disponível para receber propostas de projectos que contribuam para o desenvolvimento da oferta turística em Portugal.
O programa de investimento tem 18 milhões de euros para atribuir às melhores ideias, sendo que cada projecto poderá receber no máximo 1,5 milhões de euros. Podem participar empreendedores interessados em desenvolver negócios de turismo de base global, nacional ou regional, que se encontrem em fase seed, startup ou early stage e que não tenham mais de sete exercícios económicos completos.
Alojamento Turístico, Actividades de Animação Turística, Operadores Turísticos, Enoturismo, Parques Temáticos, Turismo Náutico e Turismo Equestre são algumas das categorias que constituem a Call for Tourism. Serão elegíveis também projectos tecnológicos que ajudem a melhorar a eficiência das empresas do sector.
«Numa altura em que o turismo é um dos sectores mais dinâmicos da economia portuguesa, a Call For Tourism vem dar resposta à necessidade de dotar as empresas de uma estrutura de capitais permanentes adequada e criar condições para o financiamento do empreendedorismo no sector, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente, com o investimento em soluções inovadoras que permitam o contínuo crescimento. Esta é uma nova fase da Portugal Ventures que quer investir, não só em soluções tecnológicas, mas também, em projectos inovadores nas áreas do alojamento e da animação turística», explica Pedro de Mello Breyner, executive board member e responsável pela área do Turismo na Portugal Ventures.