Portugal quer integrar AIIB

Portugal enviou um pedido oficial de adesão ao novo banco internacional da China, o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), divulgou a agência noticiosa chinesa Xinhua.

Caso o pedido seja aprovado, a partir do próximo dia 15 de Abril Portugal passará a ser um dos membros fundadores do banco, avança o jornal Público. Na Europa, para além de Portugal, também a Alemanha, o Reino Unido, França, Itália e Suíça pediram integrar o AIIB. A decisão está pendente da China e dos outros membros – Bangladesh, Birmânia, Brunei, Camboja, Cazaquistão, Filipinas, Índia, Indonésia, Kuwait, Laos, Malásia, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietname.

A instituição financeira internacional, sediada em Pequim, foi criada pelo governo chinês no ano passado com o intuito de financiar projectos de infra-estruturas na região Ásia Pacífico. O AIIB estará dotado inicialmente com 46,2 mil milhões de euros (50 mil milhões de dólares), projectando-se que cresça até aos 92,4 mil milhões de euros (100 mil milhões de dólares).

Artigos relacionados
Comentários