Portugal preside Aliança para a Descarbonização

Em Novembro do ano passado, era apresentada ao mundo uma nova organização internacional que reúne governos, cidades e empresas. Agora, a Aliança para a Descarbonização dos Transportes arranca a sua actividade no sentido de assegurar emissões zero até 2050.

O Governo Português é presidente do primeiro mandato da aliança, da qual fazem parte empresas como EDP (membro fundador). De acordo com a energética, “Portugal assumiu um papel determinante desde a primeira hora”, o que justifica a posição de destaque que terá nesta primeira fase.

A EDP indica, ainda, que a sua participação na organização insere-se no eixo estratégico do grupo relacionado com a mobilização da sociedade para a electrificação dos transportes. Além da EDP e de Portugal, fazem parte da aliança as multinacionais Alstom e Michelin, a hidroeléctrica brasileira Itaipu Binacional, os governos da Costa Rica, França e Holanda e, ainda, a cidade de Paris.

Para atingir o seu objectivo, a Aliança para a Descarbonização dos Transportes pretende promover a transição do sector dos transportes para modelos de produção e utilização mais sustentáveis, em linha com o Acordo de Paris.

Artigos relacionados
Comentários