Portugal desce no ranking da competitividade

Portugal está em 38º lugar no ranking mundial de competitividade 2015/2016, tendo caído duas posições face ao Relatório de Competitividade Mundial anterior, divulgado pelo Fórum Económico Mundial. Esta posição coloca o País na lista das dez economias desenvolvidas menos competitivas, ao lado da Grécia, da Eslováquia, do Chipre, da Eslovénia, de Malta, da Letónia, de Itália, da Lituânia e de Espanha. Os piores resultados de Portugal foram registados no desempenho do sector público, onde ficou em 92º lugar, e no desenvolvimento do mercado financeiro, onde ocupa a 107ª posição. Já em matéria de segurança, está em 14º lugar, ao lado da Irlanda e da Noruega.

Em primeiro lugar mantém-se a Suíça, seguida por Singapura e pelos Estados Unidos da América. Os primeiros cinco lugares são ainda ocupados pela Alemanha e pela Holanda, que subiu três lugares. Do top 10 fazem ainda parte o Japão, Hong Kong, a Finlândia, a Suécia e o Reino Unido. Por outro lado, no fim do ranking, surge a Guiné em último lugar, ultrapassada pelo Chade, pela Mauritânia e pela Serra Leoa.

Na Europa do Sul, o relatório destaca que Espanha, Portugal e Itália continuam a mostrar melhorias no desempenho, especialmente nos mercados de trabalho e bens. Já a Grécia não conseguiu atingir os mesmos objectivos e «continua, de longe, a ser o país da União Europeia com desempenho mais fraco». Em toda a região, o principal problema é o acesso a financiamento que tem sido um obstáculo ao crescimento dos níveis de competitividade.

Artigos relacionados
Comentários