Porto de Leixões atinge novo máximo histórico

O Porto de Leixões atingiu um novo recorde na sua actividade, ao receber 100 escalas e perto de 96 mil passageiros durante este ano. Os dados revelados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) dizem respeito aos dois terminais de cruzeiro do porto.

Trata-se de um crescimento de 19% no número de navios e de 33% nos passageiros. Em comunicado, a APDL sublinha que foi a primeira vez que se alcançou a marca das 100 escalas de navios de cruzeiro num só ano: 12 novos navios escolheram o Porto de Leixões para os seus itinerários.

A APDL considera que esta escolha por parte dos cruzeiros demonstra “a confiança sustentada que os operadores depositam no porto”.

A par do número, também a dimensão dos navios tem vindo a aumentar, registando-se uma subida de 34% em comparação ao período homólogo anterior. Dos 100 navios de cruzeiro que já passaram este ano por Leixões, 28 tinham um comprimento superior a 250 metros.

Para 2018 é esperado um crescimento de cerca de 20% e mais 12 escalas inaugurais. Royal Caribbean International, Norwegian Cruise Line e Mediterranean Shipping Company estão entre as companhias em destaque.

Artigos relacionados
Comentários