Por que é que Peter Drucker é tão influente?

Foi jornalista, professor e escritor mas é na área da Gestão que o seu nome é mais ouvido. Peter Drucker é considerado um dos gestores mais influentes do último século e do seu percurso podem ser tiradas algumas lições. Em grande parte responsável pela transformação da Gestão em disciplina académica, o austríaco é descrito como um pensador pragmático que vê com bons olhos a disciplina.

Colocando em revista a vida de Peter Drucker, o Management Today afirma que os gestores enfrentam actualmente uma realidade mais complexa, em que têm de ser líderes, empreendedores, inovadores e disruptivos. No caso de Peter Drucker, a disciplina foi suficiente para o distinguir dos seus pares.

Focado nas pessoas e não nas coisas, o gestor acreditava que a qualidade do serviço prestado ao consumidor deveria ser prioridade para qualquer negócio. Peter Drucker foi também fundamental para o desenvolvimento de conceitos como descentralização ou outsourcing. Sobre este último fica a frase, quase icónica e lembrada pela Forbes: «Do what you do best and outsource the rest!”, algo como “Façam o que fazem melhor e utilizem o outsourcing para o resto”.

Artigos relacionados
Comentários