PME reestruturadas vão ter acesso a 200 milhões

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vão apoiar a modernização e capitalização das pequenas e médias empresas (PME) e mid-caps portuguesas através da disponibilização de 200 milhões de euros. O montante destina-se a companhias que tenham sido objecto de reestruturação bem-sucedida e que, agora, precisem de fundos para investir em inovação tendo em vista um negócio mais competitivo.

«É fundamental apoiar as empresas que passaram pelo difícil processo de reestruturação. Esta linha de financiamento será um instrumento dirigido às empresas que ultrapassaram essa etapa, canalizando fundos para serem competitivas e, assim,  iniciar esta nova fase da sua vida com mais solidez e confiança», comenta Pedro Siza Vieira, ministro adjunto da Economia.

Destes 200 milhões, 100 milhões chegam directamente do BEI. O montante restante será da responsabilidade da IFD, que deverá assegurar que os intermediários financeiros complementem o empréstimo realizado pelo BEI.

Emma Navarro, vice-presidente do BEI, acrescenta que as PME são fundamentais para promover o crescimento económico e criação de emprego em Portugal.

Artigos relacionados
Comentários