Os Negócios e a Economia num Mundo Digital

Por Ricardo Florêncio, Director da Executive Digest

Vivemos actualmente num permanente “tsunami”. A transformação digital veio trazer uma aceleração nos acontecimentos a todos os níveis, para os quais grande parte das empresas e organizações não estava minimamente preparada.

Num estudo recente apontava-se que 40% das empresas vão desaparecer nos próximos cinco anos, fruto desse desenvolvimento digital. Não diria que vão desaparecer. Mas sim que vão ser obrigadas a alterar mais, ou menos, radicalmente, o modo como operam e fazem os negócios nos dias de hoje. Os métodos, processos e procedimentos
vão ter de ser modificados em conformidade com as profundas alterações que este novo mundo digital nos traz.

Existe, desde já, um conjunto de empresas que está a desenvolver e a alterar o modo como actualmente atua e conduz os seus negócios, o modo como se relaciona com os seus clientes, os seus parceiros, fornecedores, “stakeholders”, o mercado, a economia. Contudo, ainda está muito por fazer, e muitas empresas, mesmo aquelas que são consideradas de ponta e avançadas, não estão a entender bem as mudanças e transformações que o futuro, a muito curto prazo, lhes reserva.

E assim, no próximo dia 1 de Dezembro, iremos desenvolver esta temática, na nossa 9ª Conferência da Executive Digest, que tem como tema “Os Negócios e a Economia num Mundo Digital”. Vamos ter um conjunto de especialistas que irão apresentar as tendências e possíveis caminhos, e empresas que irão apresentar e partilhar as
suas visões e experiências sobre o tema.

 

Editorial publicado na edição de Novembro de 2015 da revista Executive Digest

Artigos relacionados
Comentários