Os desafios da indústria automóvel

A Dream Conference da Salesforce serviu de pano de fundo para um debate entre Marry Barra, CEO e chairwoman da General Motors, e Marc Benioff, CEO da Salesforce, sobre o futuro da indústria automóvel. O pontapé de saída é dado por Alan Murray, chefe de redacção da Fortune, que indica duas das principais tendências do mercado: transformação digital dos negócios e reacção contra a globalização (Brexit, políticas mais fechadas nos EUA, entre outras.).

No sector automóvel, em particular, Alan Murray refere que estão a decorrer três revoluções em simultâneo. Perante o crescimento dos automóveis autónomos, dos veículos eléctricos e das plataformas de “ride sharing”, Mary Barra explica que a chave é colocar o consumidor no centro de cada decisão. A conectividade é um bom exemplo desta abordagem, já que poderá ajudar a acrescentar valor à experiência do condutor, levando-o a não desistir de conduzir perante as restantes opções que vão ganhando força.

Perante todas estas revoluções, Marry Barra admite ainda que a economia partilhada aplicada ao sector automóvel é a que preocupa mais a General Motors, uma vez que pode implicar uma maior mudança na forma de trabalhar da empresa.

Já Marc Benioff, quando questionado sobre o estado da transformação digital a nível geral das indústrias, afirma que, numa escalda de 1 a 10, ainda estamos antes do 1: «Estamos no início do início», refere no vídeo publicado pela Fortune.

O CEO da Salesforce aproveita ainda para sublinhar que mais do que estas revoluções técnicas, estão a mudar os valores. O principal valor de uma empresa já não terá de ser necessariamente a qualidade mas sim a confiança. O mundo está mais tecnológico mas também mais desigual, fazendo com que a confiança se torne mais importante.

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