Oliver Hart e Bengt Holmström vencem Nobel da Economia

O Prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas, em homenagem a Alfred Nobel, foi entregue, este ano, a Oliver Hart e Bengt Holmström. De acordo com a organização dos Prémios Nobel, os dois economistas foram distinguidos devido ao seu contributo relativamente à Teoria dos Contratos.

De acordo com o comunicado da instituição, «as novas ferramentas teóricas criadas por Hart e Holmström são valiosas para a compreensão dos contratos e instituições da vida real, bem como as potenciais armadilhas na concepção dos contratos. As várias relações contratuais da sociedade incluem aquelas entre accionistas e gestores de topo, as seguradoras e os donos dos carros, ou autoridades públicas e os seus fornecedores. Como essas relações muitas vezes proporcionam conflitos de interesse, os contratos devem ser definidos correctamente para assegurar que as partes tomam decisões que beneficiam ambos os intervenientes».

Oliver Hart nasceu em Londres, em 1948, e colabora, neste momento, com a Harvard University, nos Estados Unidos da América. Bengt Holmström nasceu em Helsínquia, em 1949, e está, actualmente, no Massachusetts Institute of Technology, também nos Estados Unidos da América.

Artigos relacionados
Comentários