O que leva os portugueses a mudar de casa?

Questões familiares constituem a principal motivação para os portugueses mudarem de casa, tendo sido referida por 50,1% dos consumidores inquiridos pela Century 21 a propósito do I Observatório da Habitação em Portugal. Neste âmbito, as razões podem ir desde o início de uma vida em comum (casamento ou união de facto) ao desejo de uma vida independente da família ou separação/divórcio. Apenas 1,7% indica a diminuição do agregado familiar como motivo de procura de outra habitação, seja para compra ou arrendamento.

Só depois surge a vontade de ter uma casa melhor ou com uma área maior e, ainda, factores como o trabalho ou a idade. Destaque ainda para a mudança como forma de investimento e para a necessidade de encontrar um novo lar devido às más condições do actual.

O mesmo estudo indica que a idade tem um peso especialmente significativo nas motivações que levam a mudar de casa. Nos mais jovens (18 as 40), o início de uma vida a dois é a razão mais comum. Por outro lado, na faixa que vai dos 30 aos 39 anos, encontramos também uma vontade em passar do arrendamento para casa própria. A partir dos 40, os portugueses procuram habitações melhores e, a partir dos 50, casas mais pequenas.

Artigos relacionados
Comentários