O iPhone mais caro de sempre

Os rumores circulavam na imprensa internacional há já alguns dias, mas agora é oficial: o novo equipamento super premium da Apple vai chamar-se mesmo iPhone X (na verdade, lê-se iPhone “ten”, diz a marca. Na apresentação, que decorreu com pompa e circunstância no novo campus da Apple, na Califórnia, foram confirmados outros rumores, como o desaparecimento do botão “Home” ou o aumento da área útil do ecrã. No mercado português, o iPhone X pode custar até 1.359 euros (na versão 256 GB).

O novo ecrã Super Retina HD de 5,8 polegadas apresenta a maior área útil de todos os smartphones Apple (o iPhone 7 Plus tem 5,5 polegadas), uma vez que o ecrã estende-se praticamente por toda a parte frontal do equipamento, excepção feita à área reservada à câmara frontal. Com o iPhone X, a Apple decidiu avançar para um ecrã OLED (fornecido pela rival Samsung), o que ajuda a explicar o elevado preço do equipamento.

Na ausência de um botão “Home”, será preciso deslizar o dedo de baixo para cima para aceder ao painel principal ou pressionar para ver as apps que estão abertas.

Ao contrário dos seus antecessores (desde o iPhone 5S, lançado em 2013), o iPhone X não será desbloqueado através da impressão digital do utilizador, mas sim com recurso a tecnologia de reconhecimento facial em 3D.

De acordo com a Apple, o FaceID recorre à câmara TrueDepth que projecta e analisa mais de 30 mil pontos invisíveis para criar um “mapa” do rosto do utilizador. Assim, bastará olhar para o telemóvel para este “acordar” – mesmo que esteja no escuro. A mesma tecnologia poderá vir a ser usada para autenticar pagamentos.

Entre outros avanços tecnológicos anunciados pela Apple, podemos contar ainda o novo processador A11 Bionic (até 70% mais rápido que o A10 Fusion), a tecnologia de carregamento wireless Qi que permitirá, pela primeira vez, carregar um iPhone sem fios (por indução), ou as duas câmaras traseiras de 12MP com sensor óptico. Segundo a marca da maçã, a bateria do novo equipamento terá até mais duas horas de autonomia em relação ao iPhone 7.

Há, no entanto, uma novidade, em particular, que está a fazer furor nas redes sociais: os Animojis. Mais uma vez recorrendo à tecnologia de reconhecimento facial em tempo real presente na câmara frontal de 7MP, o iPhone X permitirá criar emojis animados, isto é, capazes de reproduzir os movimentos do rosto do utilizador. Ao todo, serão disponibilizados 12 Animojis, que poderão ser enviados por mensagem, por exemplo.

Artigos relacionados
Comentários