“O discurso do Sr. Presidente da República”

2-ricardoflorencio2

Ricardo Florêncio

Director da revista Executive Digest

Editorial publicado na edição de Outubro de 2014 da revista Executive Digest

É o claro assumir e reconhecer, por parte do mais alto cargo da política portuguesa, que algo está profundamente errado no nosso sistema e regime político actual e na classe política portuguesa.

É notório e evidente o divórcio entre os cidadãos e contribuintes, e os políticos, a classe política e os partidos políticos. E mesmo aqueles que ainda têm alguma ligação tendem, ano após ano, a afastar-se.

Saliente-se um número apresentado: 89% das pessoas não confiam nos partidos políticos! Contudo, o nosso regime político assenta em partidos!!!!!

Conforme foi referido nesse discurso, essa falta de confiança advém, entre outros, dos incumprimentos sucessivos das promessas, geralmente irrealistas sem cabimento, que as forças políticas fazem para conquistar o apoio e os votos dos eleitores e que posteriormente são de imediato esquecidas.

Salientem-se ainda duas outras passagens deste discurso: “…é cada vez maior a repulsa dos cidadãos mais qualificados pelo exercício de funções públicas” e “O exercício de cargos na esfera política ou administrativa deixou de estar associado a uma noção patriótica de serviço à causa pública, de dedicação à comunidade, de reconhecimento do mérito, para passar a ser visto como um sinal de carreirismo e de oportunismo, associado, com frequência, a um percurso de vida inteiramente situado no seio dos partidos”.

Com raras e distintas excepções que interessa sempre realçar, nada mais verdade, e deveras preocupante.

Vamos esperar que estas mensagens não caiam no esquecimento e que atendendo ao período eleitoral que iremos viver brevemente não se volte a cair na tentação do populismo e demagogia, mas sim no pragmatismo necessário para enfrentarmos as dificuldades que se avizinham.

Portugueses, Portugal, a sua Economia e as Empresas agradecem.

Artigos relacionados
Comentários