Número de insolvências sobe 1,7% no acumulado do ano

Entre Janeiro e Abril deste ano, o número total de empresas insolventes atingiu um valor superior ao registado nos últimos dois anos: mais 1,7% face ao ano passado e mais 5,4% em relação a 2015.

No que diz respeito a constituições de novas empresas, o acumulado do ano apresenta um aumento de 4,4%, com mais 632 empresas em Portugal, de acordo com dados do Iberinform.

Porém, se analisarmos apenas o mês de Abril, as insolvências portuguesas recuaram 26,2%, face ao período homólogo de 2016. Ao todo, 481 empresas tornaram-se insolventes, menos 171 do que em Abril do ano passado. Madeira, Bragança, Lisboa, Porto, Beja e Castelo Branco são os distritos mais afectados.

Em termos sectoriais, o aumento mais notório nas insolvências regista-se nos Serviços e Hotelaria e Restauração. Por outro lado, a Agricultura, Caça e Pesca, Comércio e Retalho, Construção e Obras Públicas, Electricidade, Gás e Água, Indústria Extractiva e Transformadora, Telecomunicações e Transportes apresentam uma quebra no número de empresas insolventes.

Em Abril, as constituições de novas empresas caíram 10,5%, passando de 3,151 em 2016 para 2.819 este ano. Aveiro, Faro, Setúbal e Braga são os distritos onde se têm constituído mais empresas.

Artigos relacionados
Comentários