Nokia perde liderança do mercado para Samsung

nokia-lumia-800-01A Samsung foi a fabricante de telemóveis que mais vendeu no primeiro trimestre do ano. Pela primeira vez em 14 anos, a Nokia perde esta posição, revela um estudo da Strategy Analytics.

A Samsung vendeu 93,5 milhões de telemóveis em todo mundo, mais 36% do que no período homólogo de 2011. Detém assim 25,4% deste segmento do mercado tecnológico.

O estudo aponta que a Nokia vendeu 82,7 milhões de aparelhos, ocupando 22,5% do mercado. Pela primeira vez desde 1998, a tecnológica finlandesa perde a liderança na venda de telemóveis, ocupada anteriormente pela Motorolla.

No mercado dos smartphones, a Samsung ficou acima da Apple. Com a venda de 44,5 milhões de unidades, a Samsung arrecadou 30,6% de quota de mercado, em comparação com os 24,1% dominados pela empresa fundada por Steve Jobs, que vendeu 35,1 milhões de smartphones.

A Nokia tem vindo a perder popularidade para a Samsung, mais recentemente no mercado asiático. A aposta da Nokia para fazer face aos iPhones da Apple e aos Galaxy da Samsung é o Nokia Lumia, um smartphone com o sistema operativo Windows Phone 7.5.

No primeiro trimestre de 2012, a Nokia registou perdas de 1,4 mil milhões de euros nos resultados operacionais.

Artigos relacionados
Comentários