News of The World é encerrado após escândalo de escutas ilegais

newsO News International, de James Murdoch, filho do magnata Rupert Mardoch, anunciou que o tablóide britânico vai encerrar, devido ao escândalo das escutas. A última edição do jornal será a do próximo domingo.

James Murdoch argumentou que o escândalo retirou prestígio ao jornal, bem como provocou a queda da publicidade. Há poucos dias, surgiu a notícia de que os familiares dos soldados mortos no Afeganistão e no Iraque foram vítimas de escutas telefónicas ilegais pelo jornal News of the World. O escândalo provocou manifestações de revolta no Reino Unido, além de uma sessão extraordinária no Parlamento britânico, na Quarta-feira.

James Murdoch disse em comunicado que “As coisas boas que o News of the World faz ficaram manchadas com este comportamento errado. Realmente, se as recentes alegações são verdadeiras, é desumano e não tem lugar na nossa empresa”.

O jornal News of the World tem 168 anos e é o mais vendido da Grã-Bretanha. O seu encerramento deverá provocar, pelo menos a curto prazo, a redução da influência política de Rupert Murdoch. O magnata é também proprietário do conhecido tablóide Sun, do jornal de referência The Times e do canal de televisão Sky.

Artigos relacionados
Comentários