MyObserver ajuda empresas a medir informação na web

Conceição Pinheiro - Diretora Comercial UP Partner.jpgAcaba de ser assumida pela UP Partner a ferramenta que pretende ajudar as empresas a beneficiar da informação disponível na internet, bem como das dinâmicas de utilização da mesma.

Chama-se MyObserver e para Conceição Pinheiro, directora comercial da agência, «veio permitir utilizar de forma mais eficiente o que dizem as pessoas na internet, segmentando a informação por áreas de negócio, filtrando a gíria que se utiliza em determinado meio, sempre no sentido de nos ajudar a perceber quais são os comportamentos que as pessoas podem ter relativamente às marcas».

O MyObserver apresenta-se como «a mais recente evolução na medição da informação que consta na internet», como descreve a directora comercial da UP Partner, agência que, a celebrar 25 anos, acaba de assumir a representação exclusiva desta ferramenta em Portugal. Para a agência, é um dos países da Europa mais activos na internet. Uma realidade onde o MyObserver ganha potencial como ferramenta «capaz de gerir tudo o que se passa na internet para gerar negócio».

A primeira análise com o MyObserver ao mercado português já foi divulgada e revelou que maternidade, saúde e alimentação são as áreas mais procuradas pelas mães. Um exemplo da abordagem da ferramenta ao volume de informação disponível na web, onde, como divulga a UP Partner, surgem a cada minuto 98 mil tweets, 695 mil updates de status, 698 445 pesquisas no Google, 320 mil novos vídeos, 11 milhões mensagens instantâneas e 168 milhões de mails.

O que é o MyObserver?
MyObserver reflecte a mais recente evolução na medição da informação que consta na internet. Temos consciência de que o consumidor está agora mesmo, e a partir de qualquer lugar no mundo, a escrever de uma forma totalmente livre de manipulação – é a isto que chamamos o 2.0. Também integrada nesta nova era está a capacidade de ir além do positivo, negativo ou neutro no que toca à medição dos comentários, assim como não avaliar campanhas apenas através do número de likes ou de seguidores.

Graças à amplitude e ao desenvolvimento da internet, o MyObserver consegue medir todos os tipos de páginas web, separando o feedback real do consumidor do que é ruído (links, banners, menções enganosas). É precisamente por esta questão que a tecnologia que representa o MyObserver se chama Buzziness, dado que separa o ruído, daquilo que representa negócio para as empresas.

A linguística é uma parte fundamental no MyObserver pois permite-nos perceber quando é que o consumidor está a falar sobre determinada marca, quando está a fazer comparações, e com quem. Além disto, o MyObserver consegue oferecer aos seus clientes key performance indicators adaptados ao seu setor de atividade para que este não tenha que adaptar quaisquer dados. E porque cada negócio tem diferentes particularidades, não podemos permitir que uma ferramenta meça de igual forma setores diferentes ou marcas distintas.

O MyObserver vem ajudar a gerir o que se passa na Internet de forma a gerar negócio. Os negócios na Web são rentáveis?
A actuação da UP Partner e do MyObserver recai maioritariamente em negócios que centram a sua comunicação tanto no online como no offline. As marcas, desde o grande consumo à distribuição, cada vez mais atuam a 360° pois precisam captar públicos distintos, onde quer que estes se encontrem. Apesar de a maior parte das decisões de compra ainda ser tomada em loja, o ponto de venda mudou. O consumidor agora é impactado de diferentes formas antes de efectivar a compra, sendo que vai comunicando o seu processo de compra na internet. São estes sinais que o MyObserver filtra do ruído, dando-nos uma previsão de quais serão os potenciais comportamentos dos consumidores relativamente às marcas. A UP Partner e o MyObserver procuram, juntos, transformar o buzz que existe na internet em negócio para os seus clientes. O MyObserver através do estudo da informação dinâmica que existe na internet, e a UP Partner materializando esta informação em acções práticas que de facto chegam ao consumidor.

As empresas portuguesas, especialmente as mais pequenas e novas, olham cada vez mais para a internet como uma forma de chegar a um público maior com menos recursos?
Tanto as empresas grandes como as mais pequenas procuram processos eficazes. Como tal, é preponderante para todas as empresas que se faça mais com menos. A internet é uma via de acesso a conhecimento, a uma amostra variada e infindável de pessoas que fazem parte do público consumidor de qualquer marca.

A UP Partner desde há 25 anos que procura conhecer as pessoas enquanto consumidoras, shoppers, mas também como mães, filhas, quer estejam na sua esfera pessoal ou profissional. O MyObserver veio permitir utilizar de forma mais eficiente o que dizem as pessoas na internet, segmentando a informação por áreas de negócio, filtrando a gíria que se utiliza em determinado meio, sempre no sentido de nos ajudar a perceber quais são os comportamentos que as pessoas podem ter relativamente às marcas.

O MyObserver tem uma presença já consolidada em Espanha. Existem grandes diferenças entre os consumidores portugueses e os espanhóis? É possível falar em tendências comuns quando se fala em abordagens a negócios online?
É evidente que existem diferenças pois temos culturas distintas e diferentes formas de compreender o que nos rodeia. Daí não termos as mesmas marcas preferidas. Por outro lado, o uso da internet é muito comum enquanto fonte de informação, consulta e recomendação. São 73% os consumidores que recorrem à internet antes de tomarem a decisão da compra. Este fenómeno não acontece só em Portugal ou em Espanha mas sim em todo o mundo, desde que o consumidor se tornou num influenciador para outros potenciais consumidores através do espaço público onde pode falar livremente, a internet.

O que podem os empresários descobrir sobre os seus negócios e marcas através do MyObserver?
Algo tão simples como a realidade, o que está a acontecer. A informação passou de uma amostra de 600 ou 800 inquéritos para milhões de opiniões livres dos consumidores. Muitas vezes os empresários acreditam que descobriram os insights perfeitos para o seu negócio quando na verdade existem novos concorrentes à sua marca, novas formas de desenvolver o negócio, mais orientadas para o cliente e mais produtivas. Aquilo que o MyObserver permite é uma imagem real de como se comporta determinado setor de uma marca, sem ter que limitar a sua análise a menções nem a critérios que acabam por prejudicar o resultado final.

Como surgiu a associação à UP Partner para o mercado português?
A associação à UP Partner surgiu naturalmente pois falamos de uma empresa que trabalha há muitos anos com marcas que atuam a nível ibérico e que desde sempre procura saber mais sobre os consumidores e a sua relação com as marcas. É esta vontade de compreender para onde vão as pessoas e quais as suas expetativas em relação às marcas que faz da UP Partner uma agência de comunicação de marketing focada na eficiência e na eficácia. Isto porque tudo depende de facto das pessoas e da forma como a comunicação das marcas é percecionada por estas. A parceria entre a UP Partner e o MyObserver surge para tornar as ações dos seus clientes mais orientadas para aquilo que o consumidor procura.

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