Montepio com prejuízo de 243,4 milhões de euros

O Montepio Geral registou um prejuízo de 243,4 milhões de euros no último ano, agravando o resultado negativo de 187 milhões de euros registado em 2014. Segundo a instituição financeira, em comunicado enviado à CMVM, a quebra foi influenciada «pelo menor contributo dos resultados gerados na venda da carteira de dívida pública portuguesa (-329 milhões de euros) e pela descida das imparidades de 285 milhões de euros, não obstante a redução destas em 44,1%».

Quanto a indicadores de liquidez, o Montepio destaca a retoma do crescimento dos depósitos de clientes de 3,3%, no último trimestre de 2015, garantido através da subida dos depósitos a prazo e de poupanças que registaram mais 489 milhões de euros (+5,1%).

A nível internacional, o Grupo CEMG – Caixa Económica Montepio Geral conheceu resultados positivos em Cabo Verde, Angola e Moçambique. No primeiro caso, o Banco MG Cabo Verde apresentou um lucro de 1,2 milhões de euros, mais um milhão do que em 2014. Segue-se Angola, onde o Finibanco Angola registou uma queda de 12,8 milhões de euros em 2014 para 9,1 milhões de euros no último ano. Por fim, Moçambique, através do Banco Terra, contribuiu com 0,1 milhões de euros, sendo que o Montepio não apresenta valores anteriores.

Comentários