Microsoft adquire Skype por 5,9 mil milhões de euros

microsoft_skypeO serviço de comunicação deve ser agora integrado a produtos como jogos para a Xbox, Windows Phone ou até mesmo no Office.

O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Steve Ballmer. O Skype estava a ser disputado também pelo Facebook, Google e Cisco, o que elevou a quantia final do negócio. O preço previsto inicialmente era entre 5 a 6 mil milhões de dólares.

É o maior negócio do género na história da Microsoft (que já tem 36 anos) e que pode levar a empresa a assumir a liderança nas comunicações por voz e vídeo na internet.

Mesmo sendo a líder na sua área de mercado, o Skype estava a ter algumas dificuldades para continuar a gerar lucro. Os números mostram isso mesmo. Em 2010, facturou cerca de 860 milhões de dólares, contudo registou um prejuízo de 7 milhões de dólares. Tal deve-se sobretudo ao facto de serem poucos os utilizadores que pagam o serviço. Em 2005, a empresa já tinha sido comprada pelo eBay que, na altura, pagou 2,6 mil milhões de dólares. A empresa de leilões na internet pretendia usar o Skype como ferramenta de vendas, mas acabou por revendida a investidores.

Numa fase inicial, o Skype deve fundir-se com o Windows Live Messenger, que oferece funções semelhantes.

O Skype tem cerca de 600 milhões de utilizadores em todo o mundo, tem sede em Luxemburgo e é de autoria de europeus. A tecnologia utilizada pelo Skype é a VoIP (Voice Over Internet Protocol).

Artigos relacionados
Comentários