Merkel admite reforço dos fundos de resgate do euro

Merkel admite reforço dos fundos de resgate do euroA chanceler alemã Angela Merkel, apesar da posição alemã inicialmente ser contra, concordou em aumentar o fundo de resgate europeu, de 200 mil milhões de euros para 700 mil milhões de euros.

A chanceler alemã admitiu hoje, pela primeira vez, que a Alemanha pode concordar com o aumento temporário do “poder de fogo” dos fundos do euro destinados a garantir o funcionamento dos países que perderam ou possam vir a perder, o acesso aos mercados.

Citada pela Bloomberg, Angela Merkel afirmou que “poderíamos imaginar que o programa já acordado com 200 mil milhões de euros funcione em paralelo” com o novo Mecanismo Permanente.

Angela Merkel referia-se à possibilidade de que o actual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira  (FEEF), permanecer em funcionamento paralelo com o Mecanismo de Europeu de Estabilidade (MEE), que o substituirá progressivamente a partir de Julho deste ano.

Assim, o reforço deste “poder de fogo” dos fundos de resgate europeu será o principal tema da reunião dos ministros das Finanças a ter lugar esta sexta-feira.

Artigos relacionados
Comentários