Lucros da Altri sobrem 295% no primeiro semestre

Os resultados líquidos da Altri para os primeiros seis meses do ano foram de 50,3 milhões de euros, mais 295% do que no mesmo período do último ano quando ascenderam aos 12,7 milhões de euros. A fabricante de pasta de papel encontra fora de Portugal os melhores mercados e foi aí que vendeu 451,1 mil toneladas de pasta de papel, sendo que as vendas totais foram de 487,9 mil toneladas durante este período.

O número de toneladas vendidas reflecte-se também nas receitas totais, explica a empresa em comunicado. O primeiro semestre de 2015 valeu 312,8 milhões de euros em receitas, um aumento de 18,6% face ao período homólogo de 2014. A Altri considera também que a evolução positiva do preço terá sido um factor para a subida das receitas.

O EBITDA seguiu a mesma tendência, alcançando os 100 milhões de euros no primeiro semestre, o que representa uma subida de 91,6% no período comparável do último ano. A empresa de pasta de papel destaca ainda que o segundo período do ano foi um trimestre recorde devido ao crescimento de 105% do EBITDA em relação ao mesmo espaço de tempo em 2014.

Durante os meses de Abril e Junho, as unidades industriais Celbi e a Caima realizaram paragens necessárias para operações de manutenção. Findo esse ajustamento necessário, que fez com que o investimento durante o primeiro semestre ascendesse aos 27,6 milhões de euros, a Altri prevê que as necessidades de investimento para o resto de 2015 sejam substancialmente menores.

Artigos relacionados
Comentários