Jeff Bezos promete o Espaço em 2018

A Blue Origin, empresa de transporte espacial detida por Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, prevê levar pessoas ao Espaço já em 2018. O objectivo é dar início a uma geração de astronautas pagantes, oferecendo a pessoas comuns, ainda que com capital disponível, a possibilidade de voar além do planeta Terra.

Em declarações reportadas pela Reuters, aquando da primeira visita de meios de comunicação social à Blue Origin, Jeff Bezos afirmou que os testes com tripulação deverão começar no próximo ano. Caso sejam bem-sucedidos, o passo seguinte será vender viagens para o Espaço.

Os voos comerciais para o Espaço serão sustentados por seis novos veículos New Shepard que acomodam seis passageiros. Estes veículos permitem chegar até mais de 100 quilómetros acima da Terra, nível que, de acordo com a agência noticiosa, é suficiente para experienciar alguns minutos de gravidade zero e ver o planeta rodeado de negro. Resta dizer que o New Shepard é um veículo de voo autónomo e reutilizável.

Quanto a preços, Jeff Bezos não revelou quanto irá cobrar pelas viagens, deixando saber apenas que os valores irão competir com os praticados por outras empresas. Recorde-se que a Virgin Galactic e a XCOR Aerospace, por exemplo, também estão a tentar lançar o mesmo negócio de viagens comerciais ao Espaço. A primeira está a cobrar 250 mil dólares (228 mil euros) por bilhete e a segunda 100 mil dólares (91 mil euros).

Artigos relacionados
Comentários