Já se pode inscrever no “Índice da Excelência” 2018

Encontram-se abertas as inscrições para a terceira edição do estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano “Índice da Excelência”, promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com a Executive Digest, a Human Resources Portugal e o INDEG-ISCTE.

 

Descobrir e promover o factor vencedor e que faz a diferença no sucesso de uma organização é o objectivo deste estudo, que quer ajudar a potenciar os elementos que possuem impacto na motivação dos profissionais e nos resultados operacionais a alcançar.

A iniciativa pretende, também, contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do activo humano, possibilitando identificar e avaliar este factor e ver este esforço reconhecido publicamente.

A última edição deste estudo contou com as respostas de aproximadamente 30 mil colaboradores, de 200 empresas.

Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeida | HR Consulting, salienta que, «na sua terceira edição, o “Índice da Excelência” mantém o seu propósito inicial: conseguir disponibilizar uma avaliação da dimensão complexa do capital humano em contexto organizacional e compreender a sua relevância para uma estratégia global. O Factor X que identificamos neste estudo difere bastante de organização para organização, exigindo um processo de conhecimento e avaliação que se revela fundamental no sentido de perceber qual a mais-valia diferenciadora em cada organização e como a utilizar para potenciar a relação com os seus colaboradores. Os níveis de participação alcançados até ao momento na iniciativa são a constatação do empenho das organizações na melhoria dos seus processos e na resposta às expectativas dos seus colaboradores e a compreensão de que é possível crescer através dos Recursos Humanos», completa.

O “Índice da Excelência” destina-se, por um lado, a dotar as organizações participantes de informação que sirva de suporte à tomada de decisão sobre aspectos estratégicos da sua actividade, ao mesmo tempo que dá voz aos colaboradores, envolvendo-os em temas relevantes.

Por outro lado, as empresas participantes terão acesso a um conjunto de resultados que lhes permitirão conhecer quais as áreas de maior e menor satisfação e compará-las com o mercado, percebendo, não só, onde se destacam pela positiva – o seu Factor X – mas também, em que áreas estão abaixo da média.

Paralelamente, a inscrição neste estudo vai ajudar as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, ganhando visibilidade positiva com impacto directo no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são reconhecidas por boas práticas neste contexto.

A participação é feita nesta plataforma online e faz uso da análise a inquéritos a realizar aos profissionais na empresa, dirigidos quer à gestão, quer aos colaboradores, e que possuem como objectivo aferir a sua opinião sobre um conjunto de práticas existentes na organização e a forma como estes percepcionam o ambiente profissional.

A inscrição pode ser feita de imediato, podendo os participantes definir qual o melhor timing para a aplicação dos questionários nas respectivas organizações.

Fonte: Revista Human Resources

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