Há vários países que “já não querem” a Grécia na zona euro

antonis-samarasO ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, afirmou que há vários países que já não querem a Grécia na zona euro. Países com classificação A dentro do euro revelam já ter perdido a paciência para a Grécia, na altura em que se acentuam as divisões por parte dos líderes políticos e se adia a reunião do Eurogrupo para dia 20 de Fevereiro.

“É preciso dizer a verdade ao povo grego, há vários países que já não nos querem. E é preciso convencê-los” que a Grécia pode vencer e permanecer no grupo “pelas próximas gerações”, declarou Vénizélos antes de uma reunião com o presidente grego, Carolos Papoulias.

A Grécia tem de pagar 14.500 milhões de euros de dívida até Março, situação que se complica cada vez mais.

Por outro lado, Antonis Samaras, líder do partido conservador Nova Democracia, quer que se ponha mais ênfase no crescimento económico porque até agora o plano de austeridade tem pecado em não valorizar esse aspecto, considera.

Após dois anos de austeridade a dívida total do país aumentou dos 115% para os 166% do PIB, escreve o jornal Dinheiro Vivo. “Estamos a sentir-nos um pouco embaraçados outra vez e mais uma vez querem o nosso compromisso para o plano. Quando dizemos que vamos dar prioridade à recuperação significa que queremos discutir isso com eles, não queremos fazer nada unilateralmente. Mesmo que nos permitam fazer o que quisermos nós vamos manter-nos fiéis ao programa”, assegura Antonis Samaras.

Artigos relacionados
Comentários