Guru indiano “assusta” multinacionais

De aulas de yoga na televisão até bens de consumo, Baba Ramdev conseguiu transformar o seu estilo de vida numa marca e está a conquistar o sucesso na Índia. O guru do yoga vende os seus produtos através da Patanjali Ayurved, empresa detida pelo sócio Acharya Balkrishna, contando com um catálogo com cerca de 500 referências – desde produtos alimentares a cremes e pasta dentes, passando por artigos de saúde tradicionais e ainda livros, CDs e DVDs.

Para o exercício fiscal a terminar este mês, a Patanjali Ayurved prevê vendas de 300 milhões de dólares (269 milhões de euros), sendo que este número deverá mais do que duplicar ainda durante este ano. A justificação poderá estar na percepção de que os produtos vendidos por Baba Ramdev são mais naturais e, por isso, melhores para a saúde.

Analistas citados pelo Financial Times acreditam que este poderá ser um novo modelo de negócio no mercado indiano que colocará pressão nas tradicionais multinacionais.

Artigos relacionados
Comentários