Grupo Dia em queda

O Grupo Dia, que detém marcas como Minipreço e Clarel, fechou os primeiros nove meses do ano com vendas líquidas na ordem dos 5,49 mil milhões de euros. Trata-se de uma quebra de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Perante os resultados, António Coto, conselheiro delegado, garante que «o valor intrínseco do grupo não está em causa e que as suas mais de 7.000 lojas continuam a trabalhar normalmente, com bons números em termos de volume e de criação de cash flow».

De acordo com os resultados divulgados, Portugal representou apenas 8,9% das vendas brutas sob insígnia, sendo Espanha o principal mercado para o grupo (58,9%). A lista de países onde o Grupo Dia está presente inclui também Argentina e Brasil, com pesos de 14,7 e 17,5%, respectivamente.

Os esforços do grupo continuarão centrados no mercado espanhol, segundo adianta António Coto, sublinhando que está a ser preparado um «plano de mudanças operativas realista e restrito no curto-prazo, para reverter a tendência actual». O cliente estará no centro de todas as eventuais alterações, uma vez que o objectivo é «conhecer as suas preferências e os seus gostos» para que encontrem nas lojas «produtos de qualidade ao melhor preço com um serviço esmerado».

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