Grécia prepara plano de reformas de 12 mil milhões de euros

A Grécia estará a delinear um plano de reformas que ascende aos 12 mil milhões de euros, 4 mil milhões acima do inicialmente previsto durante os próximos dois anos, como contrapartida para o terceiro resgate que solicitou aos credores da troika. O jornal grego Kathimerini avança que serão necessários mais dois mil milhões de euros por ano para que o país cumpra os objectivos a que se propôs, nomeadamente o pagamento da dívida.

O plano de reformas surge depois da Grécia ter apresentado formalmente, esta semana, um terceiro pedido de resgate, num documento enviado ao Mecanismo Europeu de Estabilidade. As propostas para o resgate deverão ser apresentadas até à meia-noite desta quinta-feira, mas o pedido passa por um empréstimo de três anos tendo em vista a permanência na Zona Euro.

O jornal Naftemporiki reporta que uma das medidas do plano de reformas para os próximos dois anos consiste no aumento do IVA de 10 para 13% nos bens de luxo, de 13 para 23% na restauração, transportes e serviços sanitários e de 6,5 para 13% para a hotelaria.

Artigos relacionados
Comentários