Google abre novas candidaturas ao fundo de jornalismo digital

Depois de uma ronda onde investiu 1,26 milhões de euros na Sonae, Impresa e Cofina, a Google anuncia agora a quarta ronda de investimento no âmbito do projecto Digital News Initiative. Desta feita, as empresas de media têm até 12 de Outubro para apresentarem as suas candidaturas.

De acordo com a Google, esta quarta ronda do programa será ligeiramente diferente das anteriores, uma vez que as candidaturas nas categorias “Projecto Médio” e “Grande Projecto” terão que ter especial atenção à vertente de monetização.

«A monetização é um dos maiores desafios que os publishers da indústria enfrentam actualmente. Para esta quarta ronda de financiamento, queremos incentivar ideias criativas que abordem o desafio da monetização e, como tal, este será o tema obrigatório para todos os projectos médios e grandes», explica Ludovic Blecher, da Google. No fundo, as candidaturas a estas categorias terão que apresentar «explicitamente planos de monetização com indicadores claros que mostrem o potencial do projecto para criar valor económico agregado ao negócio», sendo que este será um dos principais critérios de selecção.

O programa Digital Initiative News da Google está aberto a todos os envolvidos na indústria de media digitais, grandes ou pequenos, já estabelecidos ou recém chegados. O objectivo passa por encontrar projectos que demonstrem novas abordagens na prática do jornalismo digital, que apoiem o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou que possam mesmo mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais.

O Digital News Initiative Innovation Fund materializa o compromisso da Google em icanalizar 150 milhões de euros para o apoio à inovação na indústria europeia de media. Até ao momento, a tecnológica norte-americana disponibilizou 73,5 milhões de euros a 359 projectos de jornalismo digital de 29 países.

Artigos relacionados
Comentários