GESTÃO – Os avisos de Partha Ghosh

73085-dr_partha_ghoshO professor Partha Gosh, é um especialista em questões de liderança, nomeadamente em contexto de inovação e desenvolvimento tecnológico. Esteve na Culturegest a convite do MIT Portugal e do Fórum de Administradores de Empresas. A grande mensagem foi para apostarmos no conhecimento.

 

Três perguntas ao Professor

A Executive Digest foi media partner desta conferência e no final teve oportunidade para colocar três perguntas a Partha Gohsh. Eis o que o Professor respondeu.

Porque razão desenha o triângulo mágico Lisboa, Guimarães, Porto como uma vantagem competitiva?

Antes de mais porque é neste triângulo que vivem a maioria dos portugueses, se formos analisar bem os dados; depois, porque será entre estes vectores que Portugal poderá ser mais competitivo, uma vez que nele estão representados o conhecimento, a indústria e a inovação; finalmente porque através deste triângulo, Portugal pode delinear uma estratégia com a marca Portugal, defendendo assim os principais recursos e inputs que estão dentro dele.

Portugal tem um deficit muito grande no plano da educação. O que aconselha fazer para ultrapassar este problema?

Têm que ter muita paciência e apostar, desde já, num ensino de qualidade nos infantários.  É por aí que se começa e é nessa altura que os meninos e as meninas que virão a ser os líderes do país, são formados ao nível da integridade, dos desafios, do carácter e do reconhecimento. Não vale a pena investir milhões de dólares em educação universitária quando nada se investiu nos infantários.

Depois, devem apostar num ensino secundário bastante abrangente, fornecendo as ferramentas para que os jovens sejam cultos, objectivos e curiosos perante o mundo que os rodeia. Paralelamente, deve-se investir no ensino técnico pois nem todos querem ser mestres.

Finalmente, devem apostar num ensino universitário verdadeiramente científico. Dependendo dos países, o ensino universitário científico deveria estar confinado a três ou quatro grandes áreas, para que a especificidade fosse grande.

O vinho do Porto continua a ser a salvação dos portugueses?

Não, julgo que não pode ser visto assim…O vinho do Porto é português, tem a vossa história e é um sector onde podem aliar a tradição com a tecnologia e com a inovação. Têm mesmo que o fazer sob pena de deixarem cair por terra uma das vossas pérolas e ainda por cima dentro do tal triângulo.

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